O que é Rolfing

26/03/2010 07:11

 

    O que é o Rolfing?

O Rolfing é uma marca registrada, de propriedade do Rolf Institute for Structural Integration, utilizada para designar o trabalho de integração estrutural criado originalmente por Ida Rolf.  

Rolfing é um método de integração das estruturas humanas por meio da manipulação dos tecidos miofasciais (ou conjuntivos) e pela reeducação do movimento. É um processo que permite à pessoa ampliar a percepção de si e mover-se de maneira mais natural, econômica e eficiente. Hábitos posturais decorrentes de padrões de movimento ou determinados por traumas físicos e emocionais são alguns dos principais fatores que podem nos impedir de estar bem alinhados em relação à força da gravidade. Essa desorganização, por sua vez, é responsável por tensões crônicas e desconforto físico e emocional. Muitas vezes nos damos conta desse desequilíbrio e tentamos endireitar o corpo, experimentando novas posturas a custa de muito esforço. É nesse momento que o Rolfing pode ajudar.

    Como funciona?

Por meio do movimento e da manipulação do tecido conjuntivo que envolve e conecta nossos músculos e tendões, o rolfista libera tensões existentes em segmentos corporais, melhorando a sua relação com as outras partes do corpo. A percepção dessa reintegração permite à pessoa reorientar-se espacialmente, melhorando o seu alinhamento em relação à gravidade e sua coordenação dos movimentos. Assim, o corpo ganha equilíbrio e economia funcional, isto é, não precisa gastar tanta energia para realizar movimentos básicos como manter-se de pé e caminhar, por exemplo. A sensação de liberdade e integridade adquirida com o Rolfing também contribui para a evolução pessoal, ao estimular o autoconhecimento, abrindo caminho para se adquirir “novas posturas na vida”.

 

    Como surgiu?

O Rolfing foi criado pela cientista norte-americana Ida P. Rolf (1896-1979), PhD em Bioquímica pela Universidade de Columbia. Não obtendo, com a medicina tradicional, a solução para um problema físico provocado na adolescência por um acidente, Ida começou a investigar trabalhos corporais com bases estruturais ou funcionais, como ioga, osteopatia e quiroprática e, com base nas próprias experiências, acabou por encontrar as bases do método que ela mais tarde chamaria de Integração Estrutural, difundido nos Estados Unidos a partir dos anos 60.

 

    A quem se destina?


O Rolfing é indicado para aqueles que sofrem de males causados pela má postura; para aqueles que apresentam dificuldade de movimento e sofreram traumas físicos; para os que se submetem a estados de estresse no dia-a-dia e para os que desejam melhorar o seu desempenho profissional. O Rolfing também é apreciado por pessoas ligadas às artes corporais ou de movimento, como bailarinos, atletas, educadores físicos e praticantes de artes marciais.

 

 

 

Histórico

O corpo precisa se alongar, se equilibrar: um corpo equilibrado fará surgir um ser humano melhor.”

Ida P. Rolf Ida P. Rolf nasceu em Nova York em 1896. Freqüentou o Barnard Collegee se formou em 1916, no meio da 1 ª Guerra Mundial. Como muitos homens estavam na guerra, ela teve uma oportunidade ímpar para aprofundar seus estudos. De 1920 a 1932, Ida P. Rolf trabalhou no Rockfeller Institute como uma das principais pesquisadoras em Quimioterapia e Química Orgânica, chegando à categoria de Associada, um grande feito para uma mulher jovem naquela época.

Recebeu o título de Ph.D em Química Biológica pela Universidade de Columbia em 1920. Em 1927, estudou Matemática e Física Atômica na Universidade Técnica Suíça, em Zurique, e Medicina Homeopática em Genebra, além de se aprofundar em medicina quiroprática, osteopatia, ioga e outras técnicas durante a década de 40, através do trabalho científico e das descobertas intuitivas que realizou com pessoas cronicamente incapacitadas, Ida começou a desenvolver o trabalho que viria a ser conhecido como Integração Estrutural. Nos 30 anos seguintes, dedicou-se a desenvolver a técnica - Rolfing - e seu programa de treinamento. Durante os anos 50, sua reputação espalhou-se pelos Estados Unidos, e as aulas de Rolfing passaram a atrair cada vez mais alunos e publicações especializadas. Logo, a necessidade de uma organização formal tornou -se evidente. Em 1967, a primeira sede do Rolf Institute foi criada informalmente em Boulder, no Colorado.

 

Até sua morte, em 1979, Ida Rolf dedicou sua vida ao Rolfing formando profissionais, planejando projetos de pesquisa, escrevendo, publicando e fazendo palestras públicas. Ida acreditava no Rolfing como uma intervenção direta sobre a evolução da espécie humana. Não estava interessada em curar sintomas. A relação adequada com a gravidade se encarregaria disso. Ela queria criar seres humanos mais fortes e seguros, conscientes de que o equilíbrio energético é a chave para uma vida de bem-estar físico, mental e espiritual.